NEWS

Benefício do auxílio-doença parental

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Milhares de famílias são acometidas por doenças graves diariamente e, além das consequências da enfermidade, estes núcleos amargam financeiramente com as despesas oriundas do tratamento médico necessário e com a diminuição da renda familiar, uma vez que não são poucos os casos de desligamento profissional para prestar assistência e cuidados ao parente combalido. No entanto, a justiça brasileira aprovou em 2015 uma medida que modifica e ameniza este quadro: o Projeto de Lei do Senado (PLS) 286/14 de auxílio-doença parental.

 

O auxílio-doença parental é uma modalidade de benefício do INSS concedido a segurados que possuem um familiar – ascendente ou descendente: pai, mãe, filhos, irmãos, cônjuge ou companheiro – dependente financeiro – que conste em sua declaração de rendimentos – e que esteja gravemente debilitado por uma doença, necessitando de cuidados diários.

 

Uma vez contemplado pelo Auxílio de Familiares – mediante perícia médica –, o beneficiário terá direito a uma licença remunerada temporária para acompanhar e cuidar do parente necessitado.

 

A avaliação do INSS para a concessão do benefício se baseia na gravidade da doença sofrida pelo familiar e a constância de faltas ao trabalho em decorrência da necessidade de prestar auxílio ao dependente, fatores comprovados pelo órgão durante o trabalho de perícia.

 

Desta forma, para conquistar o direito da licença remunerada, o segurado precisa estar afastado de suas atividades profissionais por, no mínimo, quinze dias corridos ou intercalados no prazo de sessenta dias. O benefício se mantêm enquanto perdurar a incapacidade do segurado de retomar sua rotina de trabalho, ou seja, enquanto o familiar apresentar uma necessidade constante de acompanhamento.

 

Lorena Azevedo

Lorena de Azevedo é advogada da gestão de Seguros Obrigatórios. Formou-se em Direito (2013) pela Unifil (Centro Universitário Filadélfia). É Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Faculdade Damasio de Jesus.
Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

Últimos posts desse autor