NEWS

Registro na Anvisa para concessão de medicamentos importados

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

* Por Adriane Zimmermann Küster

Em busca da cura de doenças muitos pacientes têm se reportado ao Poder Judiciário para que o mesmo determine, conforme prescrição médica, a cobertura do fornecimento de medicamentos importados sem o devido registro no órgão competente, seja pelo Estado ou pelas empresas que atuam no setor de Saúde Suplementar.

Após inúmeras polêmicas sobre o tema, em recentes decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça (Recurso Especial 988.070 e 1.644.829), ficou legitimado que as Operadoras e Seguradoras de Planos de Saúde não são obrigadas a fornecerem medicamentos sem o devido registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Segundo o STJ, o fornecimento dos medicamentos sem o registro na Anvisa implica na violação e negativa de vigência ao artigo 12 da Lei 6.360/76, que proíbe a comercialização desses produtos. As decisões ainda mencionam que o registro do medicamento é condição inafastável para que seja comercializado, industrializado ou distribuído no país.

Como é de notório conhecimento, o medicamento registrado no Brasil precisa receber aprovação da Anvisa, sendo que o seu registro somente ocorre após comprovada a sua eficácia e a segurança, sendo elas baseadas na avaliação de estudos clínicos realizados no Brasil e no exterior, comparados a outros medicamentos já em uso no país.

O principal argumento para os pedidos judiciais direcionados às Operadoras de Planos de Saúde, por parte dos pacientes, é usualmente a demora no registro do medicamento pelo órgão competente. Contudo, existe a possibilidade legal de uma pessoa física, em situações excepcionais, ter autorização para a importação do fármaco, conforme a lei RDC nº. 28/2011, regulamentada pelo Decreto nº 8.077/2013.

Apesar desta exceção legal (no âmbito individual), que permite a importação do medicamento sem o devido registro no Brasil e sem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, quando se trata de pessoa jurídica – notadamente as Operadoras de Planos de Saúde com responsabilidade contratual – a situação não se reveste da mesma “legalidade”.

São inúmeras as decisões proferidas pelos tribunais nacionais que, na contramão do que tem decidido o STJ, afirmam que a ausência do registro na Vigilância Sanitária não seria suficiente para impedir o fornecimento do medicamento ao solicitante. Sendo assim, caberia ao plano de saúde fornecer todo o tratamento necessário para a recuperação do paciente, procedendo com a importação do fármaco e disponibilização ao beneficiário, independentemente dos registros nos órgãos oficiais.

No que se refere à situação que envolve a responsabilidade entre as empresas atuantes no setor de Saúde Suplementar e seus beneficiários – nos quais aquelas, se limitam a fornecer tratamento médico dentro das normas legais vigentes no país – torna-se incompatível permitir ou determinar a importação de medicamento que não possua o devido registro no órgão federal competente, a Anvisa, sob infração sanitária.

Desta forma, é possível afirmar que as cláusulas contratuais que restringiam e/ou proibiam a cobertura para medicamentos não registrados, não são abusivas ou limitam o fim do contrato, mas, sim, referem-se à garantia da saúde pública e respeito às normas legais vigentes, que devem ser consideradas pelos Tribunais Nacionais em consonância com o que tem sido decidido pelo Superior Tribunal de Justiça.

 

*Adriane Zimermann Küster é advogada do escritório Küster Machado. É formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB – 2008). Possui LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É Gestora da Saúde e Direito Médico.

Küster Machado

Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

Últimos posts desse autor