Como uma consultoria jurídica em Proteção de Dados pode ajudar nas campanhas eleitorais de 2024?

As campanhas eleitorais de 2024 estão a todo vapor, trazendo consigo um ambiente altamente digitalizado e competitivo.

Partidos políticos, candidatos, empresas de marketing e propaganda e particulares envolvidos no processo eleitoral devem estar atentos às normas da LGPD que têm características de aplicação específicas neste momento crítico que envolve o processo democrático e transação de dados dos eleitores.

Você já parou para pensar nas formas adotadas para formar e usar o banco de dados de eleitores?

Os eleitores estão facilmente entendendo os motivos pelos quais seus dados estão sendo coletados e para qual finalidade serão usados?

Já verificou que o Tribunal Superior Eleitoral exige o desenvolvimento de Política de Privacidade para informar os eleitores sobre como seus dados serão utilizados?

Todos os envolvidos na campanha já entendam a importância da segurança da informação e sabem como proteger os dados dos eleitores?

Todos os envolvidos na campanha entendem a importância de não compartilhar banco de dados entre candidatos?

Todos os envolvidos na campanha estão comprometidos com a transparência para conquistar a confiança dos eleitores?

Uma consultoria jurídica especializada em proteção de dados pode ser um diferencial significativo para os candidatos e suas equipes, pois é capaz de oferecer as ferramentas e o conhecimento necessários para garantir que as práticas de campanha estejam em conformidade com a LGPD e outras regulamentações do TSE. Com essa parceria de conhecimentos, os candidatos podem focar em suas estratégias eleitorais, seguros de que estão protegendo os dados de seus eleitores de maneira adequada e transparente.

Para os candidatos e toda a cadeia de prestadores de serviços que navegam neste complexo cenário eleitoral, não deixem de consultar uma assessoria jurídica especializada.

Autora: Paula Melina Firmiano Tudisco é advogada, possui expertise em Direito Digital e atua no Núcleo de Direito Digital do escritório Küster Machado.