NEWS

Convenção de Viena de 1980 começa a ser aplicada pelos tribunais brasileiros

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

São diversas as questões legais envolvendo contratos de compra e venda internacional de mercadorias, as quais, aliadas às diferenças religiosas, culturais, linguísticas e de regimes jurídicos, representam significativas barreiras à expansão das atividades de empresários e empresas de todo o mundo. Estas barreiras aparecem como forte desestímulo para a integração e desenvolvimento do comércio, afetando não apenas os principais players do mercado, mas especialmente as pequenas e médias empresas oriundas de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, uma vez que geralmente enfrentam imposições e práticas abusivas quando envolvidas em negociações internacionais decorrentes de uma posição de mínimo, ou até mesmo inexistente, poder de barganha.

Diante desse cenário, a unificação das normas capazes de regular as transações de compra e venda internacionais tem sido compreendida como essencial e indispensável – inclusive por ser a compra e venda a relação que aparece com maior frequência no cenário comercial –, tendo ganhado força principalmente nas últimas cinco décadas. O objetivo da unificação da lei que regulamenta a compra e venda internacional é equilibrar as relações comerciais, simplificando as regras do comércio e integrando os mais diversos cenários sociais, econômicos e jurídicos, e oferendo à tais transações um maior nível de previsibilidade e segurança jurídica.

É indiscutível que a iniciativa de maior sucesso é a Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias, doravante denominada “CISG” ou simplesmente a “Convenção”, assinada em Viena, na Áustria, no ano de 1980.

A CISG entrou em vigor em 1º de janeiro de 1988 para as primeiras 11 nações signatárias e, até o momento, 85 países já aderiram as suas normas, ratificando/integrando a Convenção aos seus respectivos sistemas jurídicos. Com exceção do Reino Unido e da Índia, todas as maiores potências econômicas do mundo adotam a CISG como a lei que regulamenta contratos de compra e venda internacional de mercadorias. O Brasil aderiu a Convenção no ano de 2013 e procedeu a ratificação através da promulgação do Decreto nº. 8.327, datado de 16 de outubro de 2014.

Apesar da recente introdução da CISG ao ordenamento jurídico brasileiro, é possível observar, principalmente em demandas de primeira instância, que a Convenção está sendo discutida e aplicada no Brasil. Em 14 de fevereiro de 2017, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul se tornou o primeiro tribunal brasileiro a valer-se da CISG para a solução de uma controvérsia, objeto do Recurso de Apelação nº. 70072362940, no qual condenou uma empresa brasileira a ressarcir cerca de oitenta mil dólares americanos à uma empresa dinamarquesa por quebra de contrato. Além de utilizar a CISG, o referido Tribunal também citou na decisão os Princípios do UNIDROIT relativos aos contratos do comércio internacional.

Considerando que o Brasil possui um sistema jurídico que hoje é considerado de pouca confiabilidade e segurança, a CISG pode representar um benefício aos empresários e empresas brasileiras, à medida que estarão oferecendo aos seus parceiros comerciais um corpo de normas internacionais amplamente experimentado por Cortes estrangeiras há mais de três décadas.

Ademais, é importante destacar que a CISG tem aplicação automática. Isto quer dizer que a Convenção será automaticamente aplicada para todo contrato de compra e venda de mercadorias celebrado entre partes cujos estabelecimentos se encontrem em diferentes países contratantes – considerados aqueles que já internalizaram/ratificaram a Convenção – ou, ainda, em virtude da aplicação das regras de conflito de leis do Direito Internacional Privado quando resultar na adesão de uma lei nacional de algum desses países.

Devido à aplicação automática, as partes que não desejarem ter a CISG como a legislação reguladora de suas transações devem prever, expressamente, a sua exclusão no contrato firmado. Note-se que a redação de simples cláusula com escolha de legislação aplicável não é o suficiente, a exclusão a CISG deve ser expressa.

Como a grande maioria dos advogados brasileiros não estão familiarizados com a CISG, é possível que muitas transações estejam sendo por esta governadas sem que as partes e seus representantes estejam cientes, o que pode levar a cálculos equivocados acerca de possíveis resultados de futuros conflitos e disputas e, consequentemente, culminar na tomada de decisões prejudiciais às atividades desenvolvidas.

Há ainda uma grande incerteza sobre a capacidade técnica dos Tribunais nacionais para enfrentar questões de natureza internacional, com a aplicação de normas de igual sorte. Nota-se que a CISG preceitua que suas normas e conceitos devem ser interpretados e aplicados completamente livres de qualquer influência ou concepções de direito doméstico (nacional).

Outro ponto questionável é a possibilidade de harmonização da aplicação da CISG, pois como cabe as cortes nacionais dos países contratantes a sua efetiva interpretação e aplicação, não há uma corte de última instância designada como competente para a pacificação de entendimentos. Tal situação tende a resultar em diferentes decisões sobre uma mesma matéria em diferente cortes e países, sendo, deste modo, impossível alcançar a harmonização da lei. Todavia, muitos doutrinadores e juristas afirmam que a harmonização é possível, desde que consultado o amplo acervo de decisões internacionais que versam sobre a aplicação da CISG, através das quais é possível extrair entendimentos majoritários.

Outro ponto de atenção é a incompletude da CISG, uma vez que diversas questões de direito material foram excluídas, ou simplesmente não incluídas, em seu campo de aplicação. Em razão disso, a CISG traz, em verdade, apenas uma uniformização parcial. Isto posto, mesmo diante da aplicação da CISG a uma determinada relação, as partes ainda assim precisam determinar no contrato qual legislação nacional será a competente para regular questões que fogem ao escopo da Convenção, como, por exemplo, referentes a validade do negócio jurídico.

Se aplicar uma lei internacional já é uma árdua missão para os Tribunais nacionais, a aplicação de duas legislações distintas, uma internacional e uma nacional, a uma mesma relação jurídica pode culminar em graves inconsistências jurisprudenciais.

Como consequência das questões postas acima, muitos advogados defendem a exclusão da CISG, por meio de uma cláusula específica de opt out, em toda e qualquer situação. Esta orientação parece ser extrema e uma consequência direta da relutância dos profissionais e aplicadores do direito em mudar padrões já consolidados, ou ainda um sinal de evidente ignorância quanto à referida legislação.

Em alguns casos, a CISG pode ser não apenas favorável aos interesses do cliente, mas também um atrativo aos seus parceiros comerciais internacionais para engajarem e intensificarem as relações comerciais com o país. Diante da globalização, é importante que os advogados e julgadores adquiram conhecimento das normas jurídicas internacionais, e principalmente da CISG, que já é uma lei aplicada no Brasil, de modo a fortalecer o sistema jurídico e conferir uma maior competitividade as empresas e empresários nacionais.

Juliana Goetzke de Almeida

Formada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba - 2011). Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar e em Direito Empresarial Aplicado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FAMEC – FIEP/PR). Mestre em Direito Empresarial Internacional pela Steinbeis-Hochschule Berlin – School of International Business and Entrepreneurship (SHB/SIBE), Stuttgart, Alemanha. Concluiu o ensino médio no Gymnasium Neufeld, Bern, Suíça. Membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/PR. Atuou na área de Consultoria Jurídica Retail Banking and Wealth Management do HSBC Bank Brasil e posteriormente como advogada nas áreas de Direito Societário, Contratos e Imobiliário, com foco em estruturação de negócios nacionais e internacionais. Fluente em Inglês, Alemão e Italiano. É advogada sênior da área de Direito Societário, Contratos e Internacional do Escritório Küster Machado desde 2016.
Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

Últimos posts desse autor