Menu

NEWS

A evolução do mercado segurador

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

A necessidade de proteção contra o perigo é um dos instintos mais importantes do ser humano, o que, consequentemente, gera incertezas em relação ao futuro. Essas incertezas foram responsáveis pelo surgimento do instituto do seguro.

O seguro é um mecanismo de transferência de risco de uma pessoa ou empresa para uma seguradora que assumirá esse risco.

Viver envolve riscos. No passado o ser humano corria o risco de ser atacado por animais selvagens ou morrer de fome e frio, hoje os riscos são outros, evoluíram acompanhando as transformações cotidianas e sociais.

A sociedade está em constante evolução, sedenta por soluções capazes de melhorar a qualidade de vida, mitigar riscos, proporcionar segurança e estabilidade nas relações do dia a dia, sejam pessoais, empresariais ou profissionais.

Historicamente, o mercado segurador evolui ao lado da sociedade, que sedenta por proteção impulsiona a criação de novos produtos. Essa evolução é diária, buscando constantemente se adequar a uma nova realidade das famílias e das empresas.

O seguro deixou sua imagem caricata do convencional para se transformar num instituto dinâmico, possibilitando o progresso da sociedade ao passo que traz segurança nas mais variadas relações humanas.

Rotineiramente ouvimos falar acerca de novos produtos lançados por alguma companhia de seguros, e essas novidades surgem em decorrência justamente de necessidades e de demandas geradas pelos mais diversos setores da sociedade, na maioria das vezes visualizadas pelos corretores de seguros, que seguem na ponta comercial com o mercado.

Podemos citar como um exemplo claro dessa evolução o seguro de Cyber Risks, que tem por objetivo antecipar a proteção contra ataques cibernéticos e que visa neutralizar os prejuízos em decorrência da violação de dados corporativos e pessoais, cujo prejuízo pode inviabilizar o prosseguimento da atividade empresarial.

Esta modalidade de seguro é fundamental para continuidade das operações de qualquer empresa, sejam de grande, médio ou pequeno porte, tendo em vista que cobre os custos de serviços e respostas à incidentes cibernéticos.

Outro tipo de cobertura desta modalidade de seguros é a da Gestão de Crise, que visa minimizar riscos para a reputação da empresa, ajudando na reorganização segura para proteger e reconstruir sua reputação após sofrer um ataque cibernético.

Também podemos citar outros produtos inovadores, como o Seguro de Proteção de Dados, Roubo e Furto de Eletrônicos, Weather Risks, Seguro de Sucessão Empresarial e o D & O e o E & O – mais conhecidos como Seguro de Responsabilidade Civil para Gestores e Seguro para Erros e Omissões, respectivamente. Na mesma linha de inovação citamos os seguros para Projetos e Engenharia, que exemplificativamente garantem desde o transporte de placas fotovoltaicas até uma má-execução do sistema de energia solar. Por fim, acompanhando a onda do transporte alternativo mencionamos os recentes seguros para bicicletas e patinetes elétricos.

E a pergunta que fica é, o legislativo e o judiciário estão preparados para regulamentar e discutir essas novidades trazidas pelo mercado segurador? Infelizmente, em nosso ponto de vista não, mas isso será abordado de maneira pormenorizado em outro momento.

Emerson Magalhães e Francis Vessoni

Küster Machado Advogados Associados
Com 30 anos de relevância no mercado nacional de advocacia, o Küster Machado se destaca pela sua infraestrutura e portfolio de clientes voltado ao atendimento capilarizado em mais de 20 áreas do Direito e de segmentos econômicos especializados, com sedes próprias em São Paulo, Curitiba, Londrina, Florianópolis e Blumenau. Mesclando a prestação de serviço nas áreas contenciosas e consultivas, fornece uma solução one-stop-shop aos clientes no segmento empresarial cujas operações de negócio estão situadas em todo o território nacional. Como diferencial, o escritório tem uma expertise em tecnologia que resulta na inteligência jurídica de sistematizar dados e fornecer informações em tempo real para os clientes, dedicando gestão especializada no trato das carteiras com fornecimento de performance aos negócios dos clientes. Conta com equipes de advogados especializados nas matérias o que permite a entrega de resultados personalizados para cada segmento econômico.

Últimos posts desse autor