NEWS

ATENÇÃO EMPRESAS – CÂMARA APROVA REGRAS PARA ESTIMULAR A CONTRATAÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

No dia 08/04/2024 a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (5813/23), que estimula contratação de pessoas com Transtorno do Espectro autista (TEA), na modalidade de empregado, aprendiz ou estagiário.

De acordo com o documento, dentro do Sistema Nacional do Emprego (Sine), é responsabilidade da União a manutenção de um cadastro dedicado a candidatos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para facilitar a intermediação de empregos e contratos de aprendizagem. Estes contratos de aprendizagem podem durar até dois anos, conforme estabelecido pela Lei 10.097/00.

As agências de serviço precisam aderir às normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relativas à acessibilidade para indivíduos com deficiências em construções, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos. Além disso, as unidades do Sine devem cumprir com a legislação brasileira sobre a inclusão de pessoas com deficiência e seguir as diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência.

Em relação às vagas de estágio, os agentes de integração entre as escolas e as instituições ou empresas que fornecem estágios devem priorizar e dar atenção especial às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), empenhando-se ao máximo na busca e captação de vagas de estágio que sejam compatíveis com o perfil desses candidatos.

Esses agentes, que podem ser vinculados a entidades públicas ou privadas, são responsáveis pela identificação de oportunidades de estágio, pelo registro de estudantes e pelo acompanhamento administrativo do processo, tendo também a possibilidade de intermediar a negociação de seguros contra acidentes pessoais.

Referido projeto é um grande avanço, inclusive quando se fala em cumprimento de cotas, todavia ainda pende de votação no Senado, para após ser sancionada pelo Presidente.

Aguardemos novos desdobramentos.

Polyana Lais Majeswski Caggiano – Advogada Trabalhista

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Küster Machado

Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

Últimos posts desse autor