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Cuidados com a imagem de sua empresa na hora de contratar um influenciador digital

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Já falamos aqui sobre a responsabilidade do Influenciador digital pelo que ele divulga em suas redes sociais e como ele pode se resguardar para minimizar possíveis problemas.

Falamos também, como as marcas e empresas perceberam o papel de destaque dos influenciadores digitais nas redes sociais e passaram a utilizá-los como instrumentos de divulgação de produtos e serviços, surgindo assim, uma nova forma de negócios que movimenta milhões.

Somos levados a acreditar que a negociação está perfeita no momento em que a empresa contratante e o influenciador contratado ajustam o preço e a entrega a ser realizada, muitas vezes informalmente.

Quem contrata um influenciador precisa ter em mente que além da publicidade de um produto ou serviço, existem muitas outras questões jurídicas, como por exemplo questões trabalhistas, tributárias, autorais, etc.

É recomendável que antes de contactar um influenciador, seja feita uma análise do perfil de seguidores dele, o nicho consumidor atingido por ele, os valores e ideias defendidas, um histórico geral da vida desse influenciador.

Analisados esses critérios, é importante elaborar um contrato com cláusulas que tratem não apenas da entrega publicitária contratada, mas que aborde também questões vinculadas à imagem do influenciador e que possam vir a causar danos à imagem do anunciante.

Para tornar as situações um pouco mais claras, quais problemas podem ser ocorrer nessa relação? Alguns exemplos a seguir:

  • O influenciador pode apresentar métricas deturpadas, que não condizem com a realidade do seu público e levar o contratante ao erro.
  • E se o influenciador utilizar um linguajar incompatível com a intenção da publicidade (falha na comunicação, falha em transmitir a mensagem publicitária)?
  • E se o influenciador deixar de sinalizar a publicidade em seus conteúdos e isso acarretar prejuízo para o contratante?
  • E se o influenciador vier a ter um comportamento social repudiável?
  • E se o influenciador passar a ter um posicionamento incompatível com os valores do contratante?
  • Por quanto tempo a imagem do influenciador ficará vinculada à marca contratante?
  • E se o influenciador mudar radicalmente a sua imagem pessoal, se tornando discrepante da intenção da contratante?
  • E se o influenciador firmar contrato com um concorrente da contratante?

A assessoria jurídica prestada para empresas que realizam a contratação de influenciadores digitais não pode negligenciar alguns pontos da relação contratual, pois a associação da imagem do influenciador à marca é extremamente relevante. Um contrato bem construído visa antecipar e minimizar riscos, trazer clareza e alinhar expectativas x ações.

Paula Melina Firmiano Tudisco

Paula Melina Firmiano Tudisco é advogada, formada em 2009 pela UNOPAR (Universidade Norte do Paraná). Possui expertise em Direito Digital, pós graduanda em direito eletrônico e atua no Núcleo de Relações e Negócio Digitais do escritório Küster Machado. É membro da Associação Brasileira de Tecnologia e Direito e membro da Comissão de Direito Digital da OAB Londrina/PR.
Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

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