NEWS

Dados estatísticos contribuem para decisões judiciais

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Por meio da jurimetria, é possível obter uma previsibilidade acerca dos interesses dos clientes

Definida como um estudo estatístico do Direito, a jurimetria facilita a tomada de decisões judiciais. A partir destes estudos, dados são resumidos e interpretados para identificar fenômenos da realidade, o que possibilita melhor planejamento e soluções para defesas e julgamentos. Mas, afinal, por que utilizá-la no Direito?

De acordo com o advogado do escritório Küster Machado, Emerson Magalhães, a jurimetria pode ser utilizada em todos os ramos do Direito, contudo é fundamental conhecer o entendimento dos tribunais e dos julgadores em relação às matérias postas em juízo. Na realidade, a maioria dos tribunais tem se conscientizado para a necessidade dos estudos quantitativos.

Magalhães explica que, por meio de estudos estatísticos, é possível obter uma previsibilidade acerca dos interesses dos clientes. “A jurimetria aumenta a precisão do contingenciamento com gestão de risco eficaz, redução de custos e correto planejamento processual, além de repelir de imediato decisões conflitantes com os tribunais superiores contrárias aos interesses dos clientes”, completa.

No escritório Küster Machado a jurimetria é utilizada para atender de maneira detalhada as necessidades e peculiaridades do negócio. “Alguns clientes precisam mapear – de maneira pontual – a concessão e revogação de medidas liminares. Com a jurimetria isso é feito em tempo real, uma vez que ela auxilia no mapeamento e entendimento dos magistrados quanto aos assuntos delineados. O que pode, inclusive, refletir em políticas internas e revisão de produtos ou serviços lançados no mercado”, expõe Magalhães.

É válido ressaltar que, embora os estudos estatísticos sejam de grande valia para a tomada de decisões no meio jurídico, ainda há uma baixa utilização da jurimetria no Brasil, por conta da insegurança jurídica presente nos tribunais brasileiros. Porém, o advogado acredita que com o advento do novo Código de Processo Civil, que possui normas que visam a unificação da legislação, esta será uma grande aliada do Direito.

Küster Machado

Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

Últimos posts desse autor

O mercado trilionário das Healthtechs

US$7.2 trilhões de dólares é o potencial da indústria de Healthtechs de acordo com pesquisa apresentada pela Deloitte. As Health Techs são startups que oferecem produtos e serviços aliando a

Como funciona o PIX?

PIX, o novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos. O BACEN lançou o novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos. Através do PIX será possível pagar, transferir e receber de maneira instantânea