Artigos

Quando atuamos em processos de volume temos uma infinidade de informações a serem utilizadas como ferramentas para atuação estratégica nas demandas judiciais. A utilização de ferramentas tecnológicas para acompanhamento processual não é uma novidade no mundo jurídico, porém os benefícios trazidos com análise inteligente dos dados é um diferencial para tomada de decisões estratégicas em empresas de médio e grande porte.

Diante disso, o escritório Küster Machado Advogados, realiza análise customizada aos seus clientes no contencioso de volume, as quais viabilizam, por meio de gráficos, não apenas o número de decisões favoráveis alcançadas pela banca em determinado período, mas quais foram os pedidos e valores abarcados naquelas demandas, análise do risco, os valores economizados com as composições amigáveis, o custo dos processos no âmbito judicial e administrativo, entre outros.

Neste ponto, verifica-se que análise de dados ultrapassa a gestão de informações, serve como ferramenta inteligente para tomada de decisões na atuação dos processos em escala, viabilizando estratégias jurídicas de forma pontual e melhor fundamentada.

A transformação tecnológica afeta todos os ramos de atuação, inclusive escritórios de advocacia e jurídicos internos das empresas, trazendo ao nosso ambiente técnico a importância da análise de dados, transformada em números para apresentação de resultados, perante nossos clientes internos e externos.

Portanto, ao realizar registro de informações com qualidade no sistema de acompanhamento processual, torna-se possível a extração de dados para apresentação de Performance customizada para determinado seguimento de atuação. Além disso, identificar ao cliente a reincidência nos pedidos judiciais, visando adotar providências para evitá-las.

Como exemplo, ao atuar em processos indenizatórios em virtude de acidentes ocorridos em trecho de uma Rodovia Federal, a qual a Concessionária é responsabilizada em determinadas situações, foi possível apresentar ao nosso cliente um quadro customizado das ações em trâmite, indicando em toda rodovia a maior incidência de sinistros ocorridos.

Senão, vejamos:

Com isso, conseguimos identificar e categorizar os motivos que levaram aos usuários em perquirir indenizações perante o judiciário, visando identificar a incidência em cada trecho do leito carroçável para tomada de decisão da empresa.

Como dito, além da atuação técnica indispensável no âmbito judicial, a análise de dados tornou-se uma ferramenta imprescindível para empresas e escritórios de advocacia, cabendo ao detentor destas informações, realizar análise e transformá-la em dados válidos aos seus clientes, viabilizando a tomada de decisões estratégicas e com resultados métricos alcançáveis.