NEWS

O impacto das operações de M&A no setor da saúde

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

As operações de M&A são um instrumento importante no cenário onde empresas procuram diversificar, alavancar os negócios e ganhar escala no mercado consumidor brasileiro ou internacional.

O processo de fusão combina duas ou mais empresas para a formação de um novo negócio. Já as aquisições são compostas pela compra total ou parcial de uma empresa por outra.

Estas operações são complexas e envolvem uma ou mais partes compradoras, a(s) parte(s) vendedora(s), o intermediador e os profissionais técnicos como consultorias financeiras, advogados e contadores. A assessoria do escritório de advocacia está principalmente no design dos instrumentos contratuais e na due diligence do ativo negociado.

Em 2019, o setor da saúde comemorou ao menos 80 operações de fusões e aquisições, que incluem hospitais, planos de saúde, laboratórios e clínicas, representando um aumento de 54% em relação ao ano anterior.

Já em 2020, o mercado brasileiro registrou 128 fusões e aquisições em outubro, que movimentaram R$ 15,1 bilhões.

Recentemente, a Hapvida e a Notredame Intermédica chegaram a um acordo para fundir suas operações com o intuito de criar uma companhia nacional com um valor de mercado que envolve ao menos R$110 bilhões. Após essa decisão, as duas empresas dispararam na bolsa.

As motivações para que o setor da saúde invista nas operações de M&A são a consolidação no mercado, a economia nos custos de produção, expansão territorial, acesso às novas tecnologias e melhoria do desempenho financeiro e operacional.

Gostou do conteúdo? Acesse o eBook completo disponível no link: https://bit.ly/3kJfqI1

Küster Machado

Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

Últimos posts desse autor

Análise Advocacia sobre Diversidade e Inclusão

O escritório foi relacionado no anuário da Análise Advocacia sobre Diversidade e Inclusão, uma publicação que reúne dados, entrevistas e informações sobre as iniciativas dos escritórios de advocacia dentro do

CENSO DE CAPITAIS ESTRANGEIROS NO BRASIL

Todas pessoas jurídicas e fundos de investimento que tinham qualquer participação societária direta de investidores não residentes no Brasil, em 31/12/2020, devem realizar a declaração de capitais estrangeiros, independentemente do

Chegamos a Guarapuava!

Nova unidade é o retorno do sócio fundador às suas origens.  O mês de Abril marca os 32 anos do escritório e também a inauguração de uma unidade mais do