NEWS

ENTENDA COMO A AUTOMATIZAÇÃO DE DOCUMENTOS JURÍDICOS PODE AUXILIAR SUA ROTINA

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Há décadas, a sociedade busca formas mais hábeis de otimizar tarefas profissionais, que são executadas em repetição. No campo jurídico, a automatização de documentos é uma nova proposta de produção que, em conjunto com a tecnologia, pode auxiliar na criação, acompanhamento, proteção e armazenamento no processo de criação dos documentos. 

Esse processo de automatização é o conjunto de dados que, aplicados na ferramenta correta, pode gerar um ganho de tempo considerável nas produções de peças jurídicas, sendo elas:

  • contestações;
  • petições interlocutórias;
  • recursos;
  • impugnações, entre outras. 

Além destes, o mesmo procedimento pode ser aplicado em outros documentos como:

  •  contratos de compra e venda;
  •  acordos, cotações;
  •  relatórios;
  •  comunicações ao cliente. 

POR QUE AUTOMATIZAR NO DIREITO?

A criação manual de qualquer documento acima pode levar horas. O responsável pela criação deve procurar todas as informações em diferentes arquivos de pesquisas, documentos, sistemas e formatar o material de acordo com a necessidade do caso.

Com a automatização, esse processo fica muito mais usual e objetivo, sendo concluído em minutos, considerando ainda que todas as informações que o colaborador necessita estarão disponíveis no software e com apenas alguns cliques poderá obter um documento completo, seguro e com todos os detalhes de acordo com a padronização necessária. 

Os métodos utilizados para execução da automação possuem um formato simples e dinâmico. Para a criação do documento, é necessário a apresentação de todas as possibilidades que deverão ser aplicadas e que constarão no documento judicial. O usuário deverá reunir todas as hipóteses viáveis que aquele modelo poderá apresentar, com o máximo de detalhes e informações.

Assim, com todas as possibilidades apresentadas, o documento está apto para ser incluído em um software e o processo de automação ser iniciado. Desse modo, o usuário estará diante de uma ferramenta que irá apresentar todas as variáveis e possibilidades de forma simples e ágil. 

O usuário precisará preencher os campos e uma sequência de variações (ex: endereçamento, nome do autor, comarca) que dará forma ao documento, por meio de perguntas e respostas de acordo com o caso concreto. Assim teremos no final do processo de preenchimento um documento customizado. 

Por conseguinte, em questão de minutos teremos um documento personalizado e protegido seguindo à risca as determinações do cliente e em conformidade com a legislação vigente.

A automação de documentos jurídicos é válida e eficiente quando aplicada em produções repetitivas e constantes, levando em conta todos os dados e gerenciamento de processos, ao final teremos a redução nas inconsistências e tempo de confecção.

O escritório Küster Machado investe e aprimora sua automatização de documentos jurídicos, por meio de ferramenta customizada dentro do seu sistema, visando a otimização da rotina de trabalho, a assertividade e celeridade das entregas aos clientes.

Advogado Gabriel Garcia  – Bancário e Financeiro. 

Gabriel Garcia Araújo da Silva

Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

Últimos posts desse autor