Menu

NEWS

O Mercado Segurador como protagonista de uma Nova Era

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

No dia 20 de março de 2020, o congresso nacional aprovou o projeto de decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no país em razão da pandemia de Coronavírus, a análise e aprovação do projeto foi realizada online de maneira remota, sinalizando que os novos tempos efetivamente chegaram em nossa sociedade.

E com isso, de maneira repentina todos os setores sociais precisaram se adaptar a uma nova ordem social que se impôs de maneira irreversível, e neste momento é ponto pacífico que não voltaremos mais ao mundo em que vivíamos.

As mudanças que aparentemente foram repentinas, não foram, pois, vários setores da nossa economia vinham se adaptando as rotinas que efetivamente se impuseram neste momento.

E não diferente de outros setores, o mercado segurador precisou se adaptar aos novos tempos, e fez isso com primazia, em poucas horas mobilizou-se e transferiu de maneira extremamente eficaz todas as suas complexas atividades para o sistema home office.

Certamente durante essa transição, percalços houveram e continuam a existir, mas com muito trabalho foram e continuam sendo superados diariamente, e de forma inconteste as seguradoras e os corretores de seguros melhoraram a experiência do cliente.

Isso só foi possível pois o mercado segurador capitaneado pela Confederação Nacional das Seguradoras, Sindicatos das Seguradoras e Sindicato dos Corretores de Seguros, sempre estiveram na vanguarda das novas tecnologias, dentre as quais destacamos a digitalização dos procedimentos internos e a utilização de canais digitais para envio e recebimento de documentos.

A vanguarda na utilização de novas tecnologias foi o que efetivamente possibilitou a manutenção integral dos negócios, e em muitos casos facilitando sobremaneira as atividades dos corretores de seguros e dos segurados, imaginem o caos se o mercado segurador estivesse acomodado, deixando se levar pela maré.

É Impressionante a adaptabilidade do mercado segurador, que com a resiliência de todos os integrantes da complexa cadeia que lhe envolve, leva ao pé da letra a velha máxima de Darwin “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

As mudanças estão sendo avassaladoras, e ainda não acabaram, mas certamente vieram para ficar, as seguradoras, os segurados e os corretores de seguros vivem atualmente o início de uma nova era, e essa nova era será iniciada por todos nós.

São poucos os que recebem uma oportunidade como essa, e o mercado segurador tem se preparado de maneira efetiva para ser protagonista neste momento de evolução nas relações sociais.

Fonte: SindsegSC

Emerson dos Santos Magalhães

Advogado formado em 2011, pela FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, atuando no âmbito do Direito Civil, Processual Civil e Empresarial. Com experiência no Contencioso Cível de massa, voltado ao atendimento das Companhias Seguradoras nos diversos ramos do Seguro, Pós-Graduando em Direito Empresarial, Auditor Interno ISO, Certificado pela AeF Consultores Associados, Coordenador da Comissão de Direito Securitário da OAB Blumenau – SC. Advogado Coordenador DPVAT, – SC, Membro Conselho Gestor.
Küster Machado Advogados Associados
Com 30 anos de relevância no mercado nacional de advocacia, o Küster Machado se destaca pela sua infraestrutura e portfolio de clientes voltado ao atendimento capilarizado em mais de 20 áreas do Direito e de segmentos econômicos especializados, com sedes próprias em São Paulo, Curitiba, Londrina, Florianópolis e Blumenau. Mesclando a prestação de serviço nas áreas contenciosas e consultivas, fornece uma solução one-stop-shop aos clientes no segmento empresarial cujas operações de negócio estão situadas em todo o território nacional. Como diferencial, o escritório tem uma expertise em tecnologia que resulta na inteligência jurídica de sistematizar dados e fornecer informações em tempo real para os clientes, dedicando gestão especializada no trato das carteiras com fornecimento de performance aos negócios dos clientes. Conta com equipes de advogados especializados nas matérias o que permite a entrega de resultados personalizados para cada segmento econômico.

Últimos posts desse autor

Os direitos do consumidor e a pandemia coronavírus

A organização mundial da saúde declarou recentemente que o coronavírus tornou-se uma pandemia, e isso quer dizer que se trata de uma enfermidade epidêmica amplamente disseminada. E logicamente, em consequência

A importância do seguro RETA

O seguro obrigatório RETA – (Responsabilidade do Explorador ou Transportador Aéreo) foi instituído pela lei 7.565, de 19-12-86, e é regulado pela Resolução número 355, de 20 de dezembro de 2017,