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Sorteios no Instagram

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Porque você precisa ficar atento à essas dicas para não gerar problemas para a sua conta?

A explosão do Instagram nos últimos 10 anos gerou uma modalidade amplamente utilizada para promoção comercial de milhões de contas de influenciadores digitais:

OS SORTEIOS BASEADOS NA INTERAÇÃO SOCIAL!

Vamos a um exemplo:

Uma conta pessoal de um determinado influenciador digital promove o sorteio de um carro no valor de R$ 100.000.

As regras são bem simples:

1- Para concorrer, o usuário precisa curtir o post

2- Seguir todos os perfis indicados pelo patrocinador

PARECE SIMPLES, NÃO É MESMO?

Seria, se a prática não escondesse alguns riscos jurídicos que precisam ser considerados quando o assunto é SORTEIO no Brasil.

Entendendo a mecânica dos sorteios no Instagram

Os influenciadores digitais, por terem uma grande quantidade de seguidores, são abordados por uma pessoa/empresa que deseja vender um bem, por exemplo, um carro de R$ 100.000

Para viabilizar o negócio , a empresa ou o influenciador disponibiliza COTAS de patrocínio para empresas que desejam aumentar de maneira ORGÂNICA os seguidores e engajamento nas suas páginas.

Os participantes que desejam concorrer ao bem devem obrigatoriamente seguir dezenas ou até centenas de páginas novas, fazendo com que a cota de patrocínio cumpra o seu objetivo.

E ESTÁ ERRADO?

Vamos combinar. A prática é muito comum dentro desse novo contexto que vivemos em que tudo é baseado é digital. E o mecanismo de atração comercial é muito interessante do ponto de vista estratégico.

O QUE DIZ A LEI?

A Portaria do Ministério da Fazenda 41/2008 regulamenta o sorteio pela distribuição de no máximo 100 mil números. Mas quando foi criada, o Instagram ainda estava engatinhando.

O problema maior está no registro deste sorteio, que deve, de acordo com a lei, ser feito pelo SCPC – Sistema de Controle de Promoção Comercial e com o pagamento dos tributos compatíveis com o valor do sorteio. E pior, a lei diz que apenas pessoas jurídicas poderão realizá-lo.

É quase certo que a maioria das pessoas não segue este procedimento. A fiscalização também é inexistente dada a quantidade massiva de sorteios que acontecem diariamente.

Como posso me proteger juridicamente?

  • Se você puder, faça o cadastro no SCPC e pague os tributos.

  • Os usuários poderão pleitear danos morais e materiais se entenderem que foram lesados. Crie mecanismos de proteção (como termos de consentimento) que poderão mitigar estes riscos.

  • O sorteio indevido, como este em que as cotas superam e muito o valor do bem, poderão acarretar problemas tributários na forma de declaração do imposto devido.
    É fundamental o apoio jurídico antes de realizar o sorteio!

Você também pretende realizar um sorteio no
Instagram e não quer correr riscos?

Conheça a nossa área de Negócios Digitais!

Filipe Küster

Filipe Küster é Diretor de Projetos e Relações Internacionais do escritório. Formado em Direito e Relações Internacionais, tem LLM em Direito Empresarial pela FIEP e atualmente cursando certificação de Green Belt Lean Six Sigma. Tem capacitação em Gestão Estratégica pela Fundação Dom Cabral e especialização em Design de aprendizagem pelo Kaospilots, Design de Negócios Sociais pelo Dream for the World e Modelagem de negócios criativos pela Perestroika.
Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

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