Menu

Visão de Negócios – Angela Fey, Novozymes

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Nesta edição conversamos com Angela Fey, gerente regional de Sustentabilidade da Novozymes para a América Latina. Ela fala sobre os desafios e oportunidades da indústria no combate ao aquecimento global. Confira a entrevista.

News KM: A Novozymes é uma multinacional dinamarquesa líder mundial em diversos setores de biotecnologia e conta com instalações em Curitiba há 30 anos. Qual a visão atual de mercado para o Brasil e alinhamento com as estratégias globais da empresa?

Angela Fey: O Brasil é o maior mercado da Novozymes na América Latina e peça fundamental para o crescimento da organização, principalmente quando tratamos de temas tão correlacionados ao desenvolvimento sustentável mundial como biocombustíveis. Em termos globais, a Novozymes assumiu em junho deste ano metas ambiciosas internas para redução do seu impacto no sistema e o nosso site no Brasil já é uma referência no quesito sustentabilidade, por exemplo, uma das metas da empresa é implementar programas para atingir o desperdício zero até 2030 em 100% dos nossos sites, no Brasil já temos entre 95 e 97% de todos os nossos resíduos geridos em sistemas circulares, um exemplo para a organização em nível mundial.

News KM: A Novozymes, recentemente, assumiu um compromisso na Cúpula do Clima no combate ao aquecimento global. Foi também pioneira na adoção das metas da ODS – a agenda 2030. Poderia nos contar melhor como é o trabalho de aplicação de responsabilidade ambiental nos processos da empresa?

Angela Fey: A responsabilidade ambiental está em todas as frentes de atuação da Novozymes, interna e externamente. Para fora da empresa, as soluções da Novozymes ajudam outras empresas a aprimorar processos, reduzir o uso de produtos que podem ser prejudiciais para o meio ambiente e também, em alguns casos, contribuir com a economia de energia e água. Dentro da empresa em 2019 assumimos metas ousadas como a de reduzir 50% das emissões totais de CO2 das operações (com o objetivo de ser uma organização carbono neutra até 2050), ou a de ter todas as plantas utilizando 100% de energia renovável até 2030. São compromissos como estes que provam que a Novozymes vai além do discurso, sustentabilidade é prática e estratégia para nós.

News KM: O setor de biocombustíveis é uma das áreas principais de atuação da empresa, dentro da visão de um futuro mais sustentável. Qual a estratégia atual da empresa neste sentido?

Angela Fey: Nós acreditamos no papel fundamental dos biocombustíveis para auxiliar na manutenção do aquecimento global, por isso seguimos com foco no estímulo de mercados como o de Etanol e Biodiesel.

News KM: Qual o maior desafio da implementação de uma estratégia de sustentabilidade nas organizações?

Angela Fey: Muitas pessoas acreditam que substituir copos plásticos por copos de papel ou canecas é ser sustentável, logo, muitas organizações acreditam que esse é o caminho. Mas o desafio é muito maior. Sustentabilidade é uma questão de mindset, tem que ser vista muito mais do que como um termo bonito para discursos. Sustentabilidade é um diferencial organizacional que deve ser a responsável por manter a organização nos rumos das tendências mundiais, consequentemente mantendo sua lucratividade. Uma cúpula administrativa que entende que a tendência mundial é a busca por soluções mais sustentáveis, que assume isso como verdade e inclui a sustentabilidade como parte de sua estratégia, começa mudar o mindset organizacional para trilhar o caminho em direção ao sucesso: ambiental, econômico e social.

Küster Machado Advogados Associados
Com 30 anos de relevância no mercado nacional de advocacia, o Küster Machado se destaca pela sua infraestrutura e portfolio de clientes voltado ao atendimento capilarizado em mais de 20 áreas do Direito e de segmentos econômicos especializados, com sedes próprias em São Paulo, Curitiba, Londrina, Florianópolis e Blumenau. Mesclando a prestação de serviço nas áreas contenciosas e consultivas, fornece uma solução one-stop-shop aos clientes no segmento empresarial cujas operações de negócio estão situadas em todo o território nacional. Como diferencial, o escritório tem uma expertise em tecnologia que resulta na inteligência jurídica de sistematizar dados e fornecer informações em tempo real para os clientes, dedicando gestão especializada no trato das carteiras com fornecimento de performance aos negócios dos clientes. Conta com equipes de advogados especializados nas matérias o que permite a entrega de resultados personalizados para cada segmento econômico.

Posts Anteriores

Visão de Negócios – Dr. Cadri Massuda, Clinipam

Nesta edição conversamos com Dr. Cadri Massuda, diretor executivo da Clinipam, operadora de plano de saúde paranaense, que foi adquirida recentemente por meio de uma operação de aquisição societária pela gigante Notre Dame.