Artigos

Nesta edição conversamos com Marcos Colla, gerente comercial da Brastelha, empresa brasileira que, em 2019, completou 20 anos de atuação e conta com produtos reconhecidos em todo o mercado. Confira a entrevista.

 

News KM: A Brastelha é uma indústria que produz materiais para a construção civil. Quais são hoje as vantagens competitivas da indústria e como vocês se posicionam num mercado tão concorrido como o brasileiro?

Marcos Colla: A Brastelha atende além de clientes da construção civil, também indústrias de estruturas metálicas, pré-moldados, frigoríficos, refrigerações e empresas do segmento metal mecânico, ou seja, em muitas situações nós somos responsáveis pelo início de um grande empreendimento, bem como pelas execuções de projetos de parques industriais, situações que requerem muita responsabilidade, pois trata-se da efetivação dos sonhos de nossos clientes. Inclusive, em 2019, completamos 20 anos de muito trabalho, comprometimento e sucesso, produzindo os melhores produtos para auxiliar na realização destes momentos tão especiais.

Lembrando que o mercado brasileiro está cada vez mais exigente e competitivo, conseguem se manter e ter sucesso as empresas bem administradas, que se reciclam, inovam e que conseguem sustentar a qualidade em seus produtos e serviços e, principalmente, que buscam a excelência no atendimento aos seus clientes em todas as situações. Diante disto, para buscar esta excelência, em abril de 2006 a Brastelha teve seu sistema de gestão da qualidade certificado pela ABS Quality Evaluations, seguindo as normas da ISO 9001:2000, re-certificando com sucesso em agosto de 2010, também em 2013 na versão ISO 9001:2008, e em agosto de 2017 com a ISO 9001:2015.

Assim, temos a certeza de que estes são os pontos fortes que a Brastelha possui e busca aprimorar, buscando sempre incluir novidades ao seu portfólio de produtos, e atualizando e treinando continuamente seus colabores de todos os setores.

 

News KM: Com unidades industriais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso, como a indústria se planeja em relação à estratégia de cada planta? Qual a expectativa em relação à abertura de nova fábrica no RS?

Marcos Colla: Buscamos entender ao máximo as necessidades de cada região e dos clientes, mas temos a convicção de que o que os empresários mais procuram e sentem falta é do bom atendimento e a segurança na qualidade dos produtos que irão adquirir, por isso buscam fornecedores que transmitam esta confiança.

Na busca desta melhoria contínua na qualidade de nossos produtos para uma maior rapidez no atendimento, em breve, a Brastelha estará inaugurando mais uma unidade fabril para aumentar e melhorar a sua capacidade de produção. Sendo que, temos como destaque nossa fábrica instalada em Blumenau no ano de 2016 que acompanha o crescimento do Estado de Santa Catarina tanto no litoral com a construção civil, como na região do Vale do Itajaí com o setor industrial.

 

News KM: Na sua visão, o que falta para a indústria de construção civil brasileira do ponto de vista econômico e regulatório?

Marcos Colla:  Fazemos seguidamente visitas a nossos clientes e a palavra que mais se pronuncia é burocracia, e o tempo de espera para se poder iniciar um empreendimento ou a liberação para se dar início as atividades de suas empresas. Creio ser um dos principais fatores para o atraso na evolução da construção em geral. Precisamos de mais agilidade para com as avaliações e liberação dos órgãos a que são submetidos.

 

News KM: Qual a importância do respaldo jurídico especializado na estruturação de operações de investimento da Brastelha?

Marcos Colla: Nesta grande competitividade em que estamos inseridos, e principalmente com a alta complexidade das leis tributárias, trabalhistas, dentre outras, impostas às empresas, o gestor eficiente precisa focar não somente na geração de lucros que promovem o reinvestimento e resultam na criação de novos empregos e oportunidades, mas também precisam trabalhar minimizando os riscos, evitando a criação de passivos judiciais, que são resultados, muitas vezes, de ações e decisões tomadas de forma errada na correria do nosso dia a dia. Por isso existe a necessidade, e importância cada vez maior, do auxílio de profissionais jurídicos para obtermos as respostas e o auxílio necessário para se trabalhar dentro da legalidade, desta forma o empresário poderá focar 100% dos seus esforços e atenção com a gestão interna da empresa.

Assim, o ideal é que o gestor tenha ao seu lado advogados que são verdadeiros parceiros na execução dos objetivos da empresa, e neste em particular, na época da instalação da nossa fábrica em Blumenau, atuamos com os nossos parceiros do escritório Küster Machado, fator este que, naquele momento, foi fundamental para compreendermos melhor os entraves do ICMS catarinense. Desta forma, com um auxílio eficaz e com o foco no mercado, com certeza a Brastelha irá atuar cada vez mais de forma sólida e com segurança, sempre buscando a ampliação do nosso mercado de atuação.

Avatar
Comunicação KM