Arbitragem trabalhista: resolvendo conflitos de forma célere e acessível

Em artigos anteriores, colegas já trataram das formas alternativas de resolução de conflito. Assim, tratou-se de conciliação e mediação e também sobre a arbitragem na área cível. A morosidade na resposta às demandas pelo Poder Judiciário justifica o interesse e a necessidade em tratarmos dessas outras formas de enfrentamento de controvérsias. Pensar na Justiça como…

Ler mais

O grande índice de acidentes em rodovias sob concessão: quais são os principais responsáveis?

Visando dar atendimento à população para locomoção na via terrestre, dentro do território brasileiro, a União transferiu a responsabilidade para construção de estradas, manutenção e segurança às empresas privadas, por meio do Contrato de Concessão da Rodovia. Com isso, as Concessionárias realizam a exploração das estradas, devendo atender aos padrões estabelecidos pelo Programa de Exploração…

Ler mais

EXPERTISE KM – Cível Empresarial

A advogada Mariane Peixoto Biscaia Scarpim, Gestora de Direito Cível Empresarial, conversou conosco sobre a atuação da área, os diferenciais oferecidos aos clientes. Confira!   News KM: Explique um pouco sobre o perfil dos clientes atendidos e quais serviços vocês oferecem na área de Cível Empresarial? Mariane Scarpim: Atendemos empresas de grande e médio porte,…

Ler mais

Eventos KM – Agosto

Acompanhe aqui as últimas e principais notícias sobre Eventos com a participação do escritório.   Semana do Advogado Iniciante – Curitiba (PR) A Diretora Jurídica e de Recursos Humanos do escritório, Rafaela Küster, palestrará no evento abordando o tema “O Futuro da Advocacia”, no dia 21/08. O evento é uma iniciativa da Comissão da Advocacia…

Ler mais

Arbitragem – Submissão de seguradora à cláusula arbitral assumida por segurado é tema de decisão da corte especial do STJ

Para que uma sentença arbitral estrangeira gere efeitos no Brasil, torna-se necessária sua homologação pelo Superior Tribunal de Justiça. Para que uma sentença arbitral estrangeira gere efeitos no Brasil, torna-se necessária sua homologação pelo Superior Tribunal de Justiça. Em 15 de maio deste ano, o STJ homologou a sentença estrangeira contestada 14.930 – EX, cujas…

Ler mais